Ideações
Para essa próxima etapa deste blog é a elaboração de um projeto conceito com a proposta sempre de estimular os sentidos humanos com o uso da tecnologia.
Leticia Cardoso
Pedro Henrique
Temas iniciais:
Violência e morte por militares em favelas do Rio de Janeiro. Chacina de pretos e pobres financiada pelo Estado. Possíveis análises: a falsa guerra às drogas, medidas públicas de restrição às ações policiais, movimento cultural de fazer as favelas polos de criação e conhecimento, causando integração a cidade como um todo.
Descrédito da ciência, crescimento de charlatanismo, teorias conspiratórias sem embasamento e fake news, no que muitas são fomentadas por representantes da República. Podemos dizer que um dos motivos do grande alcance dessas falácias nocivas é devido uma população que não tem seu senso crítico estimulado. Importante analisar: liberdade de expressão é diferente de manipulação e discurso de ódio.
Retorno significativo de ideologias extremistas como o fascismo no Brasil. Divulgação pública de símbolos e apologias em manifestações e vídeos oficiais de representantes governamentais, sem, no entanto, terem qualquer tipo de consequência. Importante analisar: cortina de fumaça para outros ações levantadas como a destruição da Amazônia e a mortes dos indígenas, como essas ideologias estão se dando em outras partes do mundo, o que faz alguém se tornar fascista?
Racismos e manifestações anti racistas. Como potencializar os resultados positivos das revoltas em massa contra o racismo?
1
3
4
2
Como fazer a violência policial racista e classista acabar?
Desnaturalizar essa violência.
Como unir forças de forma a atender as necessidades da sociedade?
Como conectar as pessoas?
Como aproximar as pessoas da ciência?
Como potencializar as lutas anti racistas?
A partir dos temas possíveis levantados surgem algumas questões principais que são:
Conexão com os sentidos
Alguns caminhos podem estar na criação de ambientes imersivos, na aproximação da realidade do outro. Construir veículos de comunicação mais versáteis e pessoais em que apesar das distâncias possamos nos reunir e compartilhar nossas vivências como se estivéssemos no mesmo ambiente.
Ciência em ambientes públicos, linguagem acessível. Usar a tecnologia como meio de desenvolver o raciocínio lógico e fazer ser palatável os estudos científicos. Além disso, usar das capacidades sensoriais de estimular os sentidos para demonstrar e aproximar experimentos científicos ao grande público, se tratando mais nesse caso das ciências exatas.
Acessível ao grande público;
Não se tornar um entretenimento caso não for a intenção inicia.