TANGIBLE USER INTERFACE
E SEU FUTURO
Definições TUI
Gosto de pensar nesse cubo como a matéria prima de todas as coisas em que poderia tirar de seu interior tudo que imaginasse ou que ele teria o potencial de se transformar em qualquer forma. Como uma folha em branca que está disposta a receber seja qual for a interferência, assim como, uma célula tronco.
Dessa forma que vejo o TUI (Tangible user interface). Uma tecnologia TUI,em um primeiro momento, talvez não revele do que é capaz. No entanto, após interagir com ela, a sensação que fica é de que tem todo potencial para se transformar em qualquer coisa e é isso que a torna tão especial.
Um dos pioneiros no TUI foi Hiroshi Ishii,
professor do MIT
As maiores dificuldades para a expansão dessa tecnologia está em seu custo pois trata-se de uma ferramenta que depende de uma cadeia de recursos de matérias para que funcione o que a torna custosa e ser responsável por uma grande produção de lixo.
dificuldades enfrentadas
-
a presença de um objeto físico de interação
-
o input é feito por uma ação gestual e intuitiva, eliminando todos as sistemas complexos
-
operações rápidas e reversíveis, a mudança do objeto é imediatamente visivel
Aplicações
As possibilidades da tecnologia TUI ainda estão em desenvolvimento. Se tudo for favorável, teremos um longo caminho de experimentos pela frente. Como é fácil deduzir, o percurso mais fértil ate o momenta se dedica a pessoas que possuem dificuldades de interações tecnológicas, sendo o caso de muitas pessoas mais velhas.
No entanto, há vários campos em que ela pode atuar como no auxílio em tarefas cotidianas, na educação, em brincadeiras, na arte.
1992
2015
auxílio
ensino
diversão
Já notou que os botões do elevador podem ser considerados um TUI?
p.s.
Futuro
Como já foi dito, há muito para ser explorado.
moradia
O TUI pode se desenvolver em um sistema de moradia completo. Resgatando o cubo, ele seria a estrutura base de uma casa, em que suas paredes, chão e teto se modelariam conforme as necessidades do habitante. Dessa maneira, seria uma casa que seguiria instantaneamente as variações da vida daquele indivíduo.
Por exemplo, se uma visita chegasse seria possível construir uma cama para ela, caso precisasse de espaço momentaneamente o morador poderia tirar o sofá ou a mesa de jantar. Caso tenha crianças ou idosos em casa, poderia rapidamente fazer alterações como por barras de apoio no banheiro, colocar as tomadas em um nível mais alto, esconder maçanetas de armários de limpeza.
Além de ter toda a praticidade e o dinamismo que acompanha as necessidade do habitante, há outro ponto de suma relevância: a redução na produção de lixo, no que foi inicialmente ponto negativo para essa tecnologia. O consumo de móveis e outros objetos que viram tralha rapidamente poderia cair de forma drástica.
arte
Tendo em vista que essa é uma tecnologia puramente voltada ao tato não poderia deixar de imaginar que benefícios pessoas com deficiências visuais ganhariam. Já existem iniciativas com o uso da impressora 3D para reproduzir grandes pinturas e até mesmo álbuns de bebê. No entanto, é um meio de produção que leva tempo e resulta em um grande volume de material, o que torna custoso e sendo mais uma fonte poluidora.
Dessa maneira, seria impossível não pensar em um futuro que o TUI fosse distribuído em grande escala a museus, galerias, escolas, universidades. Em que, não apenas as grandes pinturas renomadas mas, seria viável qualquer imagem 2D ser reproduzida para 3D, levando em conta a agilidade de reprodução das mudanças entre imagens. E quem sabe será possível a reprodução de vídeos.
saúde
Não tem como não pensar nesse tema nos dias de hoje. Portanto, levando em conta esse afastamento social e as dificuldades de manter contato com os amigos e familiares internados o TUI pode ser a tecnologia que fará essa conexão.
O abraço daquela pessoa especial no momento que você mais precisa não tem como substituir. Você pode ligar para ela, fazer vídeo chamada, mandar memes mas, sentir ela com seu calor e volume é inestimável. Mas para diminuir essa dor que tantas pessoas passam diariamente, principalmente nos dias atuais, pode ser criado uma ferramenta utilizando o TUI.
Imagine que você tenha um grande painel nisso você liga para seu amigo que está em um dia difícil da depressão. Seu amigo salta do painel, e o mesmo acontece do outro lado. Você pode abraçar seu amigo, sentir quase perfeitamente a sensação e a temperatura de seu corpo, muito próximo de estar fisicamente com ele. Em momentos como esse o melhor é ter com quem se apoiar mas, na nossa realidade, esse amigo pode estar muito distante, sendo impossível essa ajuda imediata.
Trazendo ainda mais para a situação da pandemia, tem ocorrido no momento de morte de muitas pessoas não ter por perto um familiar ou amigo, em nesses casos a ultima vez que elas viram um rosto conhecido pode fazer semanas em consequência da quarenta.
Portanto, como seria importante para os familiares e, claro, para os os pacientes o uso do TUI. Participando de todo o processo da doença com a presença da família poderia trazer apoio e serem os motivadores na reabilitação. Sem falar da presença nos últimos minutos de vida, de poderem estar juntos de mãos dadas.