top of page

aponte sua câmera

aponte

aponte

aponte

aponte

aponte

aponte

aponte

aponte

aponte

aponte

Entendemos e nos preocupamos com a circulação de conteúdo. Para não propagar mensagens falsas ou que possam ter interpretações destoantes e acabar trazendo o retorno contrário do que foi pretendido iremos nos apoiar em especialista e por fontes seguras. Não obstante, nosso movimento reforça muito esse fazer refletir, potencializando e capacitando as pessoas, em que não poderíamos deixar de ter um canal para que elas se juntem também na produção do conteúdo exposto.

O que é

Projeto com intuito de potencializar denúncias sociais em locais de grande circulação nos centros metropolitanos. Serão denúncias e alertas que buscarão aproximar assuntos ou acontecimentos que acabam se fazendo despercebido no cotidiano da cidade, sendo um redescobrir, um deixar de cobrir, um revelar, deixar ser visto. Dessa maneira, a ferramenta tecnológica utilizada não poderia deixar de ser o QR Code pois, cumpri a função expressiva de revelação do que está oculto.

Como singularidade do projeto em si, apesar de não ser exclusivo QR Codes em locais públicos elas são expressões isoladas. A proposta aqui é criar o movimento “Aponte sua Câmera” por meio da repetição com QR Codes espalhados em locais estratégicos, o que varia de tema para tema. 

A respeito do nome ele é objetivo e dá um comando preciso o que facilita bastante a interação para aquelas pessoas que não estão acostumadas com tal tecnologia. Apenas aponte sua câmera, um gesto rápido e comum para muitos. Além disso, como é uma instrução ou comando acaba tendo um tom imperativo de ordem, assim como o movimento OBEY Giant, em que acaba abrindo espaço para a curiosidade e o questionamento sobre slogans de ordem no momento que os ironiza.

Stencil e lambe-lambe serão duas formas de aplicação do QR Code e como parâmetros mandatórios o projeto deve ser acessível e público. Para alcançar a grande escala pretendida os arquivos serão disponibilizados por meio da conta de Instagram @apontesuacamera, permitindo assim participação livre e espontânea. A criação da conta também é um recurso para autenticar o movimento, impedindo que ele seja desvinculado dos princípios originais para, por exemplo, divulgação de fake news.

primeira edição

Aumento de casos de coronavírus no Brasil junto ações inapropriadas e até mesmo criminosas de censura dos números de mortos. Reabertura das atividades da cidade do Rio de Janeiro e afrouxamento dos cuidados de prevenção institucional e iniciativas individual.

Pessoas que estão relaxadas quando ao contágio, expondo-se sem necessidade e dessa maneira também expondo outros. Exemplos: pessoas passeando com frequência, criando grande circulação, familiares que levam crianças para rua, uso incorreto da máscara, uso de serviços dispensáveis. 

Muros e calçadas perto de locais exclusivos para lazer como shoppings, praças, parques, bares.

Demanda

Público-alvo

Lugares

Mensagem

Na realidade aumentada será feita uma homenagem por meio de atores a pessoas falecidas por coronavírus. Para trazer aproximação, terá um breve resumo sobre fatos íntimos sobre a pessoa como por exemplo se gostava de gatos, se almoçava sempre com sua mãe nos domingos ou se gostava de viajar com a namorada. Além da mensagem homenagem, a RA também terá dicas básicas para se prevenir e conselhos que motivem a pessoa a ficar em casa.

3-Recovered.jpg

Especificações técnicas

1.jpg

40 cm

40 cm

20 cm

20 cm

Jornada do usuário

Pessoa na rua    pessoa aponta câmera    ver a imagem, impactar  

 

                   

     

          entrar no instagram   imprimi o stencil ou o lambe-lambe

 

                                                                               

 

                        põe na cidade

Devido a pandemia não vamos disponibilizar os arquivos para não incentivar a exposição das pessoas e locais públicos.

bottom of page